Sancionada lei que cria Dia de Conscientização Contra o Celular ao Volante

Lei, proveniente de projeto do deputado Claudio Abrantes, saiu no DODF. Data, 22 de maio, visa à redução de acidentes relacionados à utilização do aparelho no trânsito e preservação de vidas

Saiu no DODF de hoje a publicação da lei que institui no DF o Dia Distrital Contra o Uso de Aparelho Celular ou Similar Eletrônico ao Volante, a ser realizado anualmente no dia 22 de maio. O projeto no 1142/2016, que deu origem à nova lei e de autoria do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), e a proposta foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.

A data foi escolhida a partir da morte do motociclista Antônio Eduardo Mendes, ocorrida no Setor Sudoeste, no ano de 2016. Ele morreu atingido por um carro. A perícia apontou o uso do celular pela motorista no momento do acidente.

“O uso do celular ao volante é uma verdadeira ameaça ao cidadão, tanto aos pedestres quanto aos próprios condutores. Chamar a atenção da sociedade para esse assunto é falar de vidas salvas, de histórias que deixam de ser interrompidas precocemente por acidentes que poderiam, sim, ter sido evitados”, declarou Claudio Abrantes.

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos, a utilização do celular no volante aumenta o risco de acidentes até 400%.

“Ao pensar nessa lei, que institui a data no calendário oficial do DF, desejamos que tanto a população quanto o poder público lancem um olhar cuidadoso sobre o perigo representado pelo uso do celular ao volante”, completou Claudio Abrantes.

Especialistas alertam que o celular distancia o usuário do momento, do local real onde se encontrem, uma vez que age sobre a função de representação do cérebro. Ou seja, o motorista deixa de prestar atenção à pista, focando na conversa e no interlocutor.

Com informações da assessoria de imprensa do Deputado Distrital Claudio Abrantes (PDT)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *