Política para a primeira infância precisa do compromisso de todos, afirma Paula Belmonte

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) foi uma das convidadas especiais da cerimônia de encerramento do Mês da Primeira Infância, campanha realizada pelo Ministério da Cidadania. De 1° a 31 de agosto, a pasta realizou atividades para fortalecer as políticas para as crianças. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (31), na sede da pasta.

“A política para as crianças e adolescentes não pode ter partido nem ideologia. Política para a primeira infância precisa do compromisso e da responsabilidade de todos”, afirmou Paula Belmonte, que também é coordenadora da Comissão Externa de Políticas para a Primeira Infância da Câmara dos Deputados.

Durante discurso, a parlamentar reafirmou que o Congresso Nacional precisa aprovar projetos de lei em prol das crianças. Neste ano, Paula Belmonte apresentou um projeto de lei (PL 2034/2021) que institui agosto como o mês dedicado à primeira infância. O objetivo da proposta é chamar a atenção para as necessidades das crianças.

Entenda a campanha
Durante o mês de agosto, o Ministério da Cidadania coordenou ações em todo o Brasil para divulgar e fortalecer a primeira infância. A pasta estruturou uma agenda de atividades, incluindo lives e webnários sobre o tema, com foco em acolhimento para crianças, em orçamento, no Programa Criança Feliz e em políticas públicas relacionadas, em educação financeira, em comunicação, desenvolvimento por meio de brincadeiras e em experiências estaduais.

A Comissão Externa de Políticas para a Primeira Infância também participou do calendário. No dia 12 de agosto, especialistas analisaram em audiência pública a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância.

A solenidade de encerramento da campanha teve a participação da Secretária de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira.

Congresso verde
Por iniciativa de Paula, do dia 19 ao dia 24 de agosto, a Câmara dos Deputados recebeu iluminação verde em homenagem à primeira infância, período que vai da gestação até os seis anos de idade. A cor representa a esperança de que a primeira infância se torne, de fato, uma prioridade para o Brasil. O Senado Federal foi iluminado nos dias 21 e 22 também deste mês.

Com informações da assessoria de imprensa da deputada federal Paula Belmonte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *