Comissão de Fiscalização participa do Comitê de Enfrentamento da Crise do Covid-19

Em reunião extraordinária remota na tarde desta última quarta-feira (8), a Comissão de Fiscalização, Governança e Controle da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou requerimento de informações à Secretaria de Saúde sobre os contratos de equipamentos hospitalares feitos pela Secretaria e pelo Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF). Segundo o presidente do colegiado, deputado Delegado Fernando Fernandes (PROS), a comissão acompanha de perto as medidas adotadas pelo Poder Executivo, com participação no Comitê de Enfrentamento da Crise do Covid-19.

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares e de UTI, a disponibilidade de respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além do número de casos confirmados e de óbitos, idade dos contaminados, número de pessoas curadas, testes para diagnósticos e a estimativa dos casos subnotificados são algumas das variáveis monitoradas pela comissão sobre o coronavírus, as quais poderão indicar ao Poder Executivo o momento adequado para relaxar as medidas restritivas ou aprofundá-las caso a situação piore, relatou Fernandes.

Ele acrescentou que a decretação do estado de calamidade pública no DF permitiu agilidade nas contratações na tentativa de preparar a rede para atender a elevação esperada do número de doentes. Contudo, o presidente ressaltou que cabe à Comissão de Fiscalização, pela sua função de controle externo do Poder Executivo, estar atenta às ações e contratos efetuados nesse período. Como instrumento auxiliar no acompanhamento dos atos, o parlamentar citou o Portal Covid-19, que divulga as informações relacionadas à pandemia.

Ainda de acordo com a avaliação da equipe técnica do colegiado, as medidas restritivas de contato social adotadas nesse período estão corretas, uma vez que a finalidade é evitar a aceleração abrupta do número de casos e o colapso no sistema de saúde do DF. Participaram da reunião de hoje os deputados Fernandes, Leandro Grass (Rede) e Robério Negreiros (PSD).

Com informações da CLDF

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *